Na verdade, essas expressões já deviam ter sido deixadas de lado há muito tempo. Elas carregam em si a ideia de que o envelhecimento é algo ruim e nos impõem uma pressão para mantermos uma estética jovem, o que é impossível e só gera autocobrança e frustração.
Envelhecer é um processo natural. O envelhecimento, obviamente, traz uma série de queixas que afetam a nossa autoestima, mas também nos traz tantos ganhos: maturidade emocional, paciência, abstração para não darmos tanta importância ao que não agrega, autoridade no que fazemos, seletividade nas relações, autoconfiança, certezas, otimização melhor do nosso tempo, foco, propósito, passos mais assertivos, menos afobação e menos estresse com o que não vale à pena etc.
Na Dermatologia e Medicina, em geral, trabalhamos, cada vez mais, com o conceito de longevidade: viver mais e melhor! E que bom que hoje temos tantos protocolos e equipamentos capazes de nos fazer atravessar a linha do tempo com mais suavidade, realçando o que gostamos em nós, tratando o que nos incomoda e mantendo a nossa autoestima elevada, em todas as etapas da vida, sem neuras e com muito autocuidado e prevenção!